Início / Locutores / Andrea Anes / Atentados em Bruxelas deixam 34 mortos e mais de 130 feridos

Atentados em Bruxelas deixam 34 mortos e mais de 130 feridos

BELGIUM-ATTACKS-METRO

BRUXELAS — Duas explosões atingiram o aeroporto internacional de Bruxelas, na região metropolitana, por voltas das 4h da manhã desta terça-feira (8h no horário local). Cerca de uma hora depois, uma terceira explosão ocorreu na estação de metrô de Maalbeek, no centro da capital belga, perto de prédios da União Europeia (UE). Segundo as autoridades, 34 pessoas morreram e o número de feridos pode chegar a 187. O procurador federal belga confirmou que pelo menos uma das explosões no aeroporto de Zaventem foi causada por um homem-bomba. Outro artefato teria sido colocado dentro de uma mala, de acordo com informações da TV belga. Após os atentados, vários países europeus reforçaram a segurança em seus aeroportos e estações de transporte. A Bélgica fechou sua fronteira com a França.

A ministra da Saúde belga, Maggie de Block, confirmou 14 mortos e 81 feridos nas explosões no aeroporto. No ataque à estação de metrô, o prefeito apontou 20 mortos e106 feridos, incluindo dez em condições críticas. Há registro de um ex-jogador de basquete belga-brasileiro entre os feridos. Sebastien Bellin estava no aeroporto quando o terminal foi atingido pelas explosões.

Coração da União Europeia, Bruxelas teve seu sistema de transporte todo suspenso. As autoridades fecharam o metrô, o aeroporto, o serviço de bondes, ônibus, assim como as principais estações ferroviárias da capital. O nível de alerta de ameaça de terrorismo foi elevado para quatro, o máximo, por ordem do Ministério do Interior. “Fiquem onde estão”, advertiu o Centro de Crise belga. Pelo Twitter, a família belga desmentiu relatos de que o Palácio Real havia sido esvaziado.

Citando fontes policiais, a emissora pública de TV VTM afirmou que a usina nuclear belga Tihange foi esvaziada. E a polícia realizou uma explosão controlada na Universidade Vrije, no centro de Bruxelas.

De acordo com testemunhas, tiros e gritos na língua árabe foram ouvidos antes das explosões no terminal de embarque do aeroporto — a American Airlines negou que o ataque tenha ocorrido perto de seus balcões, conforme relatos inicais. O aeroporto foi esvaziado e todos os voos foram cancelados. Uma Kalashnikov e um colete de explosivos sem detonar foram encontrados no aeroporto, segundo as TVs VTM e RTBF. O colete sugere que poderia haver um terceiro terrorista.
O Globo

Confira também

capapromo

PROMOÇÃO: “Eu Quero Um Amigo Secreto”

  REGULAMENTO REDE INTEGRADA DE COMUNICAÇÃO – AMIGOS DO RIO PARDO., sociedade com sede na ...

gnr-split-gettty

Integrantes do Guns N’ Roses fofinhos? Será possível?

A Funko lança mais bonecos para homenagear figuras ilustres do rock: Axl Rose, Slash e Duff ...

rolling

Em ritmo de Blues novo clipe dos Rolling Stones é divulgado

Com lançamento marcado para 02 de dezembro, “Blue & Lonesome”, conforme revela o próprio nome ...

cadillaclogo

Cadillac’s Rock Band estaciona no programa “Os Novos do Rádio”

Na estrada desde 2005, Cadillac’s Rock Band, originada em Mococa, faz jus ao nome e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>